sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Começando...

Tudo começou em 2010 quando li um artigo do INI (Instituto Nacional de Investidores) onde um personagem fictício ficava milionário investindo apenas R$100,00 por mês. Me lembro que achei aquilo fantástico na época. Tanto que espalhei para amigos e colegas mais próximos. Hoje já não acredito tanto naquela história, mas isso é história para um outro post. O importante é que me abriu os olhos para o mundo dos investimentos, principalmente com o objetivo de aposentadoria.

Como acredito que deve acontecer com a maioria dos pequenos investidores que começam a investir em bolsa, só comecei a pensar em poupar e investir depois que comecei a ganhar uma quantia que já me possibilitava guardar pelo menos um pouco. Lendo apenas artigos do INI e mais o que encontrava pela internet resolvi me aventurar em bolsa com alguns poucos reais. Como todo amador que começa na bolsa brasileira comprei-me algumas ações PETR4 e VALE5... perdi dinheiro com a Petrobrás e ganhei algum com a Vale. Digo que valeu como experiência.

Nos meses posteriores me aprofundei nos estudos, comprei alguns livros nacionais (muito superficiais) e depois  importei alguns livros americanos. Aprendi muito sobre Asset Allocation, diversificação, diluição do risco, custos operacionais e muito mais. Aos poucos mudei minha estratégia de investimentos para algo mais sério e melhor planificado. Hoje possuo uma carteira baseada em ETFs de fundo de índice, alguns fundos imobiliários e títulos do Tesouro Nacional.

Criei esse blog para compartilhar minha carteira com os caros leitores a fim de ajudar quem está começando e discutir experiências com os mais velhos. Acredito que tenho bastante a compartilhar e bastante a aprender. A mim foi excepcional a ajuda que obtive apenas acompanhando alguns blogs que estão ali do lado direito do blog. Pretendo mensalmente publicar minha carteira bem como novos planos e expectativas. Espero quem sabe encontrar amigos investidores!

Grande abraço!

3 comentários:

  1. Ola Aposentado com Estilo =)
    Seja bem vindo ao time! Eu ainda não tenho blog, mas acompanho a trajetória de todos os aspirantes a se aposentar de um modo alternativo ao que existe hoje.
    Eu estou bem no início do meu plano, montando tudo... tu poderia indicar os livros que tu leu quando começou com essa tua história? Já li alguns sobre finanças, mas também os considerei superficiais, seria bom ter dicas =)
    Obrigada, uma abraço,
    Vivian!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vivian!
    Eu li uns 10 ou 15 livros e os que te recomendaria são:

    "All About Asset Allocation" do Richard Ferri
    "The Intelligent Asset Allocator" do William Bernstein

    Esses são para investimentos passivos em fundos/ETFs.

    Já se quiser investimentos diretamente em ações eu gosto do:
    "The Intelligent Investor" do Benjamin Graham

    Não sei qual a tua familiaridade com investimentos mas eu te recomendaria o primeiro.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aposentado!

    Eu estou lendo o "The Intelligent Investor" do Benjamin Graham. Minha empreitada com investimentos está recém começando =) e quero aprender tudo que posso através dos livros e blogs.

    Obrigada pelas dicas, vou procurar os demais!

    Beijos, Vivian

    ResponderExcluir

Adicione um comentário educado para a discussão.